Quem tem o CPF negativado precisa lidar com uma série de restrições e preocupações. Descubra se é possível perder o imóvel por conta de dívidas.
O CPF negativado faz parte da vida de muitos brasileiros. Ao contrário do que o senso comum prega, isso não está relacionado, apenas, à desorganização financeira. Afinal, o Brasil enfrenta uma crise financeira que atinge, sobretudo, a população mais pobre. Com isso, muitas pessoas endividadas temem perder o imóvel. Continue lendo esta matéria para entender qual é a probabilidade disso acontecer.
Afinal, posso perder meu imóvel por conta do CPF negativado? Entenda a lei
Antes de mais nada, vale destacar que para esta matéria, vamos considerar que a família possui um único imóvel – que é usado para a moradia. Em via de regra, a lei brasileira protege esse bem. Ou seja, ele se torna impenhorável. No entanto, existem algumas exceções.
Dívidas do imóvel
As dívidas relacionadas diretamente ao imóvel são as que apresentam maior risco de leilão. Essas incluem o financiamento imobiliário, o condomínio e o IPTU. Nessas situações, o próprio imóvel é utilizado como garantia de pagamento.
Ou seja, mesmo que seja o único imóvel da família, usado para a moradia, existe o risco de perda. Vale destacar que nesses casos, não há necessidade de uma decisão judicial. O próprio banco tem o direito de leiloar o imóvel.
Posso perder meu único imóvel por estar com CPF negativado?
Sim! As dívidas pessoais, como cartão de crédito, contas de luz e internet, também podem resultar na perda do imóvel, mas o processo é mais longo e envolve a justiça. Nesse caso, o credor deve acionar a justiça para penhorar o patrimônio do devedor.
Na maioria das vezes, a justiça busca alternativas menos danosas ao devedor. A primeira tentativa é localizar outros bens, como veículos e aplicações financeiras, antes de chegar ao imóvel. Se o imóvel for o único bem do devedor, a justiça pode tentar renegociar a dívida antes de decretar o leilão.
Embora não seja tão comum, existe a possibilidade do brasileiro perder o imóvel por estar com o CPF negativado.
O que mais pode acontecer com quem tem o nome sujo? Veja
Uma das principais consequências de ter o CPF negativado são as restrições ao crédito. Com o nome sujo, é mais difícil obter empréstimos, financiamentos ou novas linhas de crédito. Também pode haver dificuldades para abrir uma conta corrente e adquirir um cartão de crédito. Quem já possui cartão pode ter o limite reduzido e o cheque especial restrito.
Problemas no mercado de trabalho
A negativação do CPF pode interferir no desempenho no mercado de trabalho. Algumas empresas consultam o score de candidatos em processos seletivos, especialmente para cargos que envolvem responsabilidades financeiras. Com o nome sujo, o candidato pode ficar em desvantagem.
Dificuldades para alugar imóveis
Ter o CPF negativado dificulta a vida de quem deseja alugar um imóvel. Muitos proprietários consultam os órgãos de proteção ao crédito antes de firmar um contrato de locação. Em caso de pendências, podem solicitar garantias adicionais, como fiador ou depósito caução. No pior cenário, o aluguel pode ser recusado.
Impedimentos para fazer compras parceladas
Quem tem o CPF negativado pode encontrar restrições para fazer compras parceladas em lojas e estabelecimentos comerciais, ficando limitado a pagamentos à vista.
Constrangimentos pessoais e emocionais
Além das consequências financeiras, o emocional de uma pessoa endividada também sofre. Lidar com cobranças constantes, compras recusadas e a sensação de estar em um beco sem saída pode causar estresse e ansiedade, comprometendo a qualidade de vida.
Para consultar se você tem o CPF negativado, acesse o site do Serasa.